sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

A Baden Weiss está para mim como o biscoito canino está para o Rafeiro

Garrafa de 600ml, copo de 500ml.
Feliz 2016!

Hoje eu ainda não provei nenhuma cerveja. Mas os últimos dias de 2015 foram todos muito "ricos" no sentido da bebida. Ontem, por exemplo, estive com um primo bebendo cervejas de trigo e entre elas a Baden Weiss foi a que fez maior sucesso. Quando contei sobre minha paixão por este rótulo, o primo me perguntou se era esta a weiss de minha preferência considerando apenas as brasileiras ou se isso incluiria as cervejarias alemãs... e eu respondi que amo cervejas alemãs e na maioria das vezes elas tem ainda alguma coisa superior as brasileiras, mas que, seja pela evolução das nossas ou pela dificuldade de transporte na importação (o que tende a diminuir a qualidade do produto), em muitos casos a coisa se parelha bastante. E em especial, a Baden Baden chegou a uma maturidade...

O personagem Rafeiro em seu ritual.
Me lembrei da época da escola quando aprendi a teoria das proporções... "a idade do pai está para a idade do filho, assim como 7 está para 2"... Então eu poderia dizer que "a Baden Weiss está para mim, assim como um biscoito canino está para o Rafeiro". Rafeiro era aquele cachorro, personagem do desenho animado Pepe Legal, feito pela Hanna & Barbera e que divertiram a minha geração. O detalhe daquele cachorro preguiçoso é que ele fazia qualquer tarefa, por mais difícil ou perigosa que fosse, por um simples biscoito canino. Mas ao receber o biscoito, iniciava um enorme ritual que mostrava seu prazer em comê-lo e, consequentemente sua satisfação, levitando e adormecendo suavemente, como se estivesse entorpecido.

No sentido figurado, é assim que me sinto depois de uma garrafinha de Baden Baden Weiss... Uma excelente cerveja, turva, suave, gostosa e com aroma maravilhoso. Hoje, fabricada pela Brasil Kirin, não perdeu absolutamente nenhuma de suas características originais. Permanece como um produto especial, gourmet, com características artesanais e muito bem feito.

Weiss em 2 copos, na Baden.
Tive a oportunidade de visitar sua origem, em Campos do Jordão e, umas das coisas que me chamou a atenção no restaurante do Grupo que leva o mesmo nome, foi que lá eles não servem a cerveja tipo weiss em um copo grande, mas sim em dois copos médios. Segundo o garçom, este costume acontece porque a Baden é apresentada em garrafas de 600ml, enquanto os copos característicos para este estilo cabem apenas 500ml, o que deixaria uma sobra na garrafa. Para isso não acontecer, eles servem os dois copos alternadamente, em frações de cerca de 100ml, deixando para balançar a garrafinha quando sobram cerca de 200ml finais, dividindo entre as duas... Muito interessante!!!

Apenas faço uma pergunta: porque então a Baden vende copos personalizados de 500ml para cerveja weiss e não de 600ml? Resposta: não sei!

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: