terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Cerveja de presente de Natal

A Belorizontina Backer, numa caixa de madeira.

Desde muito cedo eu bebo cerveja. Naquela época em que não havia ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), qualquer garoto de 14 anos podia chegar num bar e comprar uma latinha (não estou discutindo se isso é certo ou errado, mas apenas relatando que era assim)... Desde essa idade, beber um copo ou outro era comum nos finais de semana. Mas cerveja de verdade eu aprendi a beber bem mais tarde, aos exatos 40 anos.

De Ribeirão Preto, as Colorado.
Quando completei esta idade eu ofereci uma festa aos meus amigos e a maioria dos presentes que ganhei foi de bebidas. Garrafas de Whisky, vinhos, tequilas e, obviamente cervejas. Por ser fã dos Simpsons, ganhei um Kit Duff (cerveja ruim, mas a alusão ao desenho animado faz valer a pena ter)... Mas um presente que me chamou atenção foi uma caixa com 4 garrafas variadas de Colorado, das quais eu curti bastante a Appia, com mel. Quando fui beber, tive a curiosidade (apenas curiosidade mesmo)  de procurar na internet uma resenha sobre ela e, só então, descobri que era uma cerveja Weiss, que se toma num copo próprio para que o conteúdo da garrafa inteira. Assim, com um presente de aniversário, nasceu esta minha paixão por cervejas...

A charmosa embalagem da Paulistânia.
Percebam, então, queridos leitores, que um presente de aniversário, dia dos pais (ou mães) ou Natal pode ser muito glamoroso se o produto escolhido for uma cerveja gourmet. Neste artigo, considerando a proximidade com o Papai Noel, venho trazer algumas dicas de como pode ficar especial e bonito um pacotinho com algumas garrafas, considerando que a maioria pode ser comprada pela internet ou em empórios espalhados pelas médias e grandes cidades, já com o copo adequado na embalagem. É o caso das alemãs Paulaner, Weihenstephaner ou Franziskaner, que costumam ser apresentadas em caixinhas com uma garrafa e um "copão". As brasileiras Karavelle e Petra também são encontradas até em supermercados neste formato.

Kit Trapistas da Wals, também de BH.
Se quiserem variar os sabores, além da Colorado (hoje da Ambev) que eu citei acima, pode-se escolher a Paulistânia com 3 sabores e um copo (vem numa caixinha quadrada que parece um dado, muito bonita) ou a Therezopolis Gold, também de muito bom gosto. Se preferirem sofisticar ainda mais, há uma caixinha de madeira da Backer (onde se destaca a Ruiva Pale Ale) ou um kit de trapistas da também mineira Wals.

Cainha com copo alusivo, da Petra.
Como dica final, considerando ser o Natal uma festa religiosa e muitos acham que o momento é de reflexão espiritual, quero contar que num domingo desses eu conheci uma cerveja maravilhosa, chamada Saint Bier... Além de Santa (o que me isenta de qualquer condenação... rsrs), ela me permite não cometer o pecado de esquecer Santa Catarina numa matéria como esta. É fabricada em Forquilhinha, mas as de Blumenau e região também merecem sua atenção pela beleza da apresentação numa caixinha de presentes. 

Escolha lá... Os preços variam entre R$ 50,00 e R$ 100,00 e a entrega deve ser feita em mãos, na própria caixinha e sem papéis a envolvendo (no máximo uma sacolinha da loja) torcendo para que o presenteado já as coloque logo para gelar a fim de dividir um pouquinho com você até o final da noite.

E se algum leitor quiser o meu endereço para entregas, mande-me uma mensagem aqui nos comentários do blog, pois "todo líquido de boa qualidade será bem recebido". FELIZ NATAL A TODOS e que o Ano Novo seja de muita festa com cevada!!!

Nenhum comentário: