segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sierra Andina

     Recentemente estive a trabalho no Peru e para minha surpresa, Peru tem muito mais do que Ceviche e Pisco Sour, tem uma gastronomia fenomenal que eu e minha esposa adoramos e tem cerveja artesanal das boas.

      Fiquei hospedado no hotel BTH – Business Tower Hotel (http://www.bth.pe) que por si só é um espetáculo de hotel no estilo “Concept” que me surpreendeu desde a chegada no Lobby com uma Porche GT3 e uma moto BMW Ninet estacionadas no hall, um DJ tocando musicas no mezanino e um pessoal super atencioso na recepção.



     A surpresa continuou quando desci no restaurante para jantar e ao pedir um Pisco Sour e uma cerveja o metre me fala simples assim: Estou cansado de servir Pisco, você quer algo refrescante e diferente, que vai te surpreender e fazer relaxar? Obvio que disse que sim e então lá veio a surpresa, ele me disse: Vou te servir um Chilcano e uma cerveja Artesanal aqui do Peru que juntos farão sua noite ser mais agradável.

     E não é que o tal Chilcano é uma delícia e super refrescante que até aprendi a fazer e já entrou para meus drinks favoritos!!! Mas não estamos aqui pra falar de Chilcano e sim de cerveja, então vamos ao assunto com as maravilhas que me foram apresentadas e simplesmente adorei e recomendo a quem estiver para ir ao Peru.
 
Chilcano   
     Sierra Andina possui quatro tipos principais de cervejas para venda em lojas e restaurantes mais sofisticados tanto na cidade de Huaraz (onde é produzida) como em Lima, não sendo facilmente encontrada em supermercados e restaurantes populares. As cervejas levam tanto nome quanto os sabores da região da Serra Andina ou Cordillera Blanca como alguns chamam por lá!


     Eles não usam açúcares de milho ou arroz ou outros aditivos para fazer a cerveja. Em vez disso, usam somente cevada, lúpulo, e a deliciosa água da Cordillera Blanca, a fim de oferecer os melhores sabores, por isso a cerveja Sierra Andina tem um gosto tão rico e diferenciado.

     Diferentemente da maioria das cervejas peruanas  que são cervejas lagers, as Sierra Andina são do tipo Ale Inglesas que utilizam outro tipo de levedura e permitem uma maior variedade de estilos em sua linha de cerveja. A interpretação britânica possui mais lúpulo e menos álcool que as congéneres norte-ameriacanas, pelo que são mais refrescantes e amargas. São cervejas suaves, com bastante gás, espuma branca e corpo claro e límpido.

     Os tipos que eu experimentei foram:

Inti Golden Ale - Esta cerveja Ale é fácil de beber, desce fácil com um doce sabor de mel e o lúpulo leve ao final. Tem coloração amarelo dourado conforme o próprio nome diz, mas um pouco turva. Possui 5,0% Grau Alcoólico e a temperatura ideal para consumo é de 3 a 5ºC.

 



Huaracina Pale Ale – Um classic da cerveja Americana tipo Pale Ale com um lúpulo abundante, cheio de malte e com sabor final cítrico. Tem coloração amarelo dourado também, mas um pouco puxado para o cobre. Possui 6,5% Grau Alcoólico e a temperatura ideal para consumo é de 3 a 5ºC

 

Produzida na cidade de Huaraz no Perú e degustada por amantes de cerveja de todo o mundo.

Nenhum comentário: