domingo, 27 de dezembro de 2015

Hofbräuhaus. O templo da cerveja, agora presente na “Cidade dos Bares”.

A Belo Horizonte ou simplesmente “BH” - “Beagá”, conhecida internacionalmente como a “Cidade dos Bares”, como descrita pelo “viajante econômico” Seth Kugel no caderno de viagens do jornal ‘The New York Times’, recebeu em novembro de 2015, diretamente de Munique, a primeira filial da Hofbräuhaus da América Latina.


A Hofbräuhaus (HB – “Agabê” para os íntimos, agora em BH – “Beagá” também para os intímos...rsrsr), a "casa" da cerveja Hofbräu Mineira, tem o conceito “Brewpub”, pois fabrica as suas cervejas, inicialmente nos estilos lager, dunkel e weissbier, no mesmo espaço em que serve a deliciosa gastronomia alemã. A preferida de Hitler faz parte da história alemã e traz traços de uma Baviera que não mais existe, onde o amante da cerveja é praticamente obrigado a brindar alegremente com desconhecidos a cada vez que é tocado o “Ein Prosit” — hino mundial dos beberrões!

Foi lá, em Munique é claro, que Adolf Hitler organizou, entre uma Dunkel e uma Helles, as cartas contendo os ideais do Partido Nazista. Outros ícones da história, tais como Mozart, Sissi, a imperatriz austríaca e Vladimir Lênin, ajudaram a construir a mística desta cervejaria, sendo gravado pelas letras de Lenin em suas memórias em que se lembrava “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”.

O mestre cervejeiro da Hofbräuhaus Mineira, Carlos Henrique de Farias, garante que as cervejas produzidas na capital mineira manterão o padrão de qualidade alemão, por meio de controles realizados através de análises mensais realizadas pela matriz alemã. Além disso, destaca que as receitas são produzidas de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516 - a Reinheitsgebot, utilizando apenas água, malte de cevada, lúpulo e levedura de cerveja e que os ingredientes e maquinários são todos importados da Alemanha, salvo a água, que é belo-horizontina, razão pela qual passa por tratamento que a aproxima do perfil mineral da água de Munique.

Estando em Munique ou em Belo Horizonte, conheça a Hofbräuhaus e saboreie as suas diversas pólvoras amarelas, tais como:

Hofbräu Original – Clara com 5.1% álcool;
Hofbräu Dunkel – Lager Escura, estilo da Baviera, com aproximadamente 5.5% álcool;
Hofbräu Maibock – Bock, forte com aproximadamente 7.6% de álcool;
Hofbräu Weissbier – Refrescante de trigo com aprox. 5.1% álcool;
Hofbräu Oktoberfestbier – Tradicional da Oktoberfest, aprox. 6.3% álcool

Então, “Ein Prosit!” ou “Saúde Sô!”

Nenhum comentário: