domingo, 31 de janeiro de 2016

Festa da Uva com Jundiahy Fruit Beer

Neste ano de 2016, ao visitar a 33ª Festa da Uva (http://festadauva.jundiai.sp.gov.br/) e 4ª Expo Vinhos que voltou ao Parque Comendador José Antônio Carbonari (Parque da Uva), fiz algo diferente dos anos anteriores, resolvi prestigiar os produtores locais ao experimentar uma cerveja e não os tradicionais vinhos da nossa região.

Mas antes de falar um pouco sobre esta cerveja quero aqui parabenizar o povo jundiaiense pela belíssima festa que mostrou muito além das uvas, artesanatos e atrações culturais, pois mostrou educação e cidadania ao manter limpo o recinto da festa, não havia um só copo plástico no chão e tampouco latinhas de cerveja/refrigerante. Parabéns Jundiaí, ó terra querida, teus filhos realmente são amantes de ti!

Hoje, 31 de janeiro é o último dia da 33ª Festa da Uva, aproveite! O Parque da Uva fica na Av. Jundiaí, s/nº, Anhangabaú. A entrada é gratuita.

Bom, vamos falar da cerveja! Uma vez contagiado por aquele ambiente de festa que homenageia os imigrantes italianos, produtores de uvas, resolvi experimentar a cerveja Jundiahy, uma Fruit Beer de uva da cervejaria Bier Nards, a primeira cervejaria artesanal de Jundiaí.
De puro malte com adição de suco de uva integral na fermentação. Encorpada, apresenta leve aroma de uva e maltes, com sabor levemente adocicado e bem refrescante. Harmoniza pratos leves como saladas variadas e com doces a base de fruta. Seu teor alcoolico é de 5,0% e a temperatura ideal fica entre 0 e 4 graus.

Esta cerveja possui a adição de 30% de suco de uva na sua fermentação, mas não dá a impressão de esta tomando um refrigerante, apesar de ser um pouco adocicada, percebe-se o seu leve amargor. É uma cerveja seca com um aroma de suco de uva e um fundo de malte. O amargor do lúpulo e da uva são perceptíveis, mas são leves, o que torna o seu sabor um pouco complexo, pois dispõe de um bom aroma. A cerveja é leve, bem refrescante e com alto drinkability (de fácil apreciação), perfeita para um dia de verão. Certamente agradará também as mulheres que apreciam cervejas.

Essa cerveja é uma homenagem da Bier Nards à cidade de Jundiaí e ao seu povo trabalhador. Juntando a paixão por uva à cerveja.

A Bier Nards JUNDIAHY é uma edição limitada e sazonal, com uma tiragem de somente 600 garrafas, e lançada somente nos meses de Janeiro de cada ano.

A fábrica da Bier Nards (http://www.biernards.com.br/) está instalada em uma pitoresca chácara no bairro da Colônia, em Jundiaí –SP, bairro cercado por imigrantes italianos e suas plantações de frutas, uvas e adegas de vinho artesanal. Ótima opção de turismo durante os finais de semana e feriados.

HISTÓRIA DA FESTA DA UVA DE JUNDIAÍ

Em 1933, ocorre, na agricultura de Jundiaí um fenômeno que viria mudar a história da cidade. Em virtude de uma mutação genética espontânea, surge, nos vinhedos jundiaienses, uma nova variedade de uvas: a niágara rosada.

Este fenômeno, ocorrido no bairro do Traviú motiva a realização, em 1934, da primeira Festa da Uva de Jundiaí, que recebeu mais de 100 mil visitantes em sua primeira edição.

A Festa era realizada, inicialmente, no centro da cidade, utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba.

Em virtude do sucesso da mesma, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o nosso Parque da Uva, inaugurado em 1953!

A Festa completa, em 2016, 82 anos de história. São 33 edições da maior Festa da Uva do Estado de São Paulo, reconhecida em todo o Brasil.



Nenhum comentário: