quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Edelweiss, a cerveja da amizade eterna.

Os copos da cerveja selando amizades
Se procurarmos a tradução da palavra Edelweiß, no idioma alemão, encontraremos como “branco precioso”. ß, a última letra desta palavra, consta no alfabeto gótico antigo e foi incorporada ao alfabeto alemão. É esteticamente semelhante, embora não idêntica, à letra beta (Β, β) do alfabeto grego, mas não deve ser confundida com esta última, que representa um som bastante diferente (conforme wikipedia). Seu som (da alemã) se aproxima dos nossos "ss" portugueses, tanto que aqui a palavra, mesmo sem sofrer tradução, adota esta escrita.

Edelweiss é o nome de uma cerveja mundialmente conhecida, mas também é o nome de uma flor encontrada no alto das montanhas e alpes europeus, que ladeiam a Suíça, França, Áustria, além da região da antiga Iugoslávia e Itália. Esta flor se desenvolve nas altitudes daquela região e têm características completamente diferentes e únicas, em formato de estrela. Ela serviu de inspiração para Andre Rieu, que compôs sua valsa de mesmo nome. Esta musica apareceu na trilha do famoso filme "A Noviça Rebelde", de 1965, cujo cenário é a própria Áustria, mas ambientado em 1930, em meio a invasão Nazista.

A flor, em formato de estrela.
Se há alguém que, para você, signifique um amor eterno ou uma amizade eterna... se você ao menos gostaria que assim fosse, dê uma flor Edelweiss a essa pessoa, a flor eterna. Eterna porque a lenda diz que sua duração depois de seca é de mais de 100 anos. Porém, há grande chance de você, leitor, não acha-la para comprar no Ceasa (ironia) e, possivelmente nem tenha tão fácil acesso aos montes europeus para colhê-la pessoalmente. Então, enquanto não o faz, podes apenas dar uma garrafa, ou mesmo uma rodada de cerveja Edelweiss a alguém. Afinal, não deixaria de significar a mesma coisa, porque segundo ouvi pelos ensinamentos do brother Luis Felipe Toledo França, "enquanto há lembrança de alguma forma, há vida"... e o sabor da Edelweiss certamente deixa lembranças.

Edelweiss, uma cerveja austríaca, distribuída no Brasil de forma muito ampla, traz o típico sabor europeu. No caso da weissbier, uma cerveja de trigo não filtrada, vale mais ainda a pena de ser consumida. Teor alcoólico baixo, cor turva, copo bonito e garrafas, tampas e rótulos de bom gosto. O preço nem sempre é tão saboroso assim, mas continua valendo a pena, afinal é uma boa jura de amor eterno e infinitamente mais barata do que qualquer anel de diamante.

Nenhum comentário: