terça-feira, 19 de janeiro de 2016

As Cervejas Mágicas produzidas em Araras.

Alguns sabores feitos pelo Mestre das Poções

Imagina uma cerveja mística! Ela precisa ser produzida com ingredientes de qualidade, em um ambiente adequado, no dia e hora certa, com os melhores cristais e sob as condições que melhor o universo poderia conspirar. Uma cervejaria mágica, que diz utilizar-se da alquimia... faz todo o sentido e ela existe, está na cidade de Araras. Chama-se "O Mestre das Poções"!

Apreciando em minha casa.
A época certa de produção é determinada pela lua e pelo zodíaco. Como diriam seus produtores, "para os céticos é uma cerveja de qualidade internacional e para os místicos é uma Poção de exaltação à magia e potencialização de rituais... Para os fãs é uma experiência cosmo-degustativa". 

Ouvi, pela primeira vez, sobre a Mestre das Poções, há uns dois anos, numa reunião de negócios. Houve uma degustação numa data em que não pude ir, porém o nome me atraiu a atenção e eu fui buscar no supermercado. A primeira "Poção" que experimentei foi a da Lua Cheia, uma cerveja tipo Weiss, que segundo o fabricante é preparada no primeiro dia da Lua Cheia e é fermentada durante toda esta fase lunar. Misticamente, teria a capacidade de iluminar o caminho de quem a aprecia na escuridão da noite e mostrar as coisas ao seu redor. Em termos de sabor e comparação, eu a considerei apenas razoável, pois depois de uma garrafa de 600ml, me senti um tanto "cheio".

A Cerveja Weiss.
Durante a Lua Minguante, a Poção do Rubor da Menina é preparada logo no primeiro dia, já que esta fase é a transição da luz para o escuridão e é considerada a fase lunar onde os instintos mais básicos se afloram. Frutada, com aromas e levemente "apimentada", promete ativar a sexualidade masculina e o erotismo feminino. Se você acredita nisso, suponho valer a pena, pois deve ser mais barata e mais saborosa do que as pilulas azuis... 

A Poção da Lua Nova é a cerveja do autoconhecimento. De sabor intenso e amargo, ela é carregada de lúpulos de amargor e com uma coloração mais escura. Na Lua Crescente é produzida a que é batizada como "Lua de Mel", uma bebida que inspira a renovação e purificação. O Mel é sentido com facilidade e recomenda-se em momentos de comemoração, para rituais de passagem ou de conquistas. Na minha opinião, ela está acima das demais do catálogo.

Essa é a vermelha.
Além das cervejas citadas, há as que eles chamam de Elementais: Poção dos Silfos (ar), com o Capim-Cidreira; a Poção das Salamandras (fogo), com maltes avermelhados e caramelizados; a Poção dos Gnomos (terra), com Gengibre e Poção das Ondines (água), uma witbier com Laranja Champanhe. Também pude pesquisar, embora não encontrei para comprar a Poção de Bruxa, que traz aroma de Abóbora e, por isso, tem esta nomenclatura, o que remete ao "Halloween" e a Lua Azul, fenômeno que na natureza acontece de tempos em tempos... talvez por isso ela seja vendida sazonalmente.

Aqui, a figura alusiva ao cervejeiro alquimista.
Resumindo, vale a pena experimentar. Esta pegada mística me faz querer comprá-la... mas aqui no blog assumo o compromisso também de falar em sabor e neste quesito a Mestre das Poções não me enfeitiçou como eu imaginava. Não que seja ruim, muito pelo contrário, trata-se de uma cerveja melhor que as comerciais, mas não chega a empolgar tanto quanto o nome. Ela é muito mais valiosa pela "história" que conta do que pelo que representa na boca... Independentemente disso, você que curte o líquido, precisa experimentar.

Vamos também dar um desconto, afinal eu devo ter criado uma expectativa muito alta... Com isso, espero não ser enfeitiçado em represália a crítica que eu escrevi aqui... mas se for, já peço aos amigos bodes e aos demais leitores que enviem para minha casa o antídoto, preferencialmente gelado e em garrafas de 500 ml e copos correspondentes, afinal, "cerveja é um santo remédio"... 

Nenhum comentário: