segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

A primeira do ano, quem diria, foi uma senhora inglesa e totalmente por acaso


Isso mesmo, a primeira cerveja que degustei no ano foi uma Newcastle Brown Ale e o mais interessante foi como. Imagina você em um cruzeiro com todas as bebidas (ou quase todas) a sua disposição, isso mesmo, podia beber quase tudo (exceto algumas bebidas premium) e a vontade. Nem preciso dizer que enfiei o pé na jaca nos drinks a base de Vodka, Run, Gin, Tequila, e tudo o mais que tivesse nos bares, sem contar os vinhos e espumantes no jantar e havia meio que decidido dar férias as cervejas durante a viagem. 


Foi então que no primeiro dia do ano, após 3 dias bebendo toda esta mistureba e tomar um porre daqueles na virada vendo os fogos de Copacabana a bordo do MSC Armonia, com muito espumante e passar o dia seguinte inteiro de ressaca sem sequer poder sentir o cheiro de álcool, que depois de assistir a uma seção de teatro a bordo resolvemos conhecer o Pub do navio, mais para poder fumar um cigarrinho tranquilo antes do jantar do que pelas bebidas em si e foi aí que descobri uma verdadeira mina de ouro. 

Tinha um monte de cervejas e chopps importados. Era a verdadeira visão do paraíso para os amantes da cevada e do lúpulo. Como estava ali, sem fazer nada, um calor da peste e não havia posto nada de álcool na boca o dia inteiro que resolvi pedir uma cervejinha diferente e o garçom me sugeriu esta senhora respeitável. Senhora, pois mais abaixo vou descrever um pouco da história desta cerveja de 88 anos de idade e que tem ganhado respeito e admiração não só entre os inglês, mas em todo o mundo. 

E foi só tomar a primeira que depois veio a segunda e a terceira, mas aí tive que parar para ir jantar, pois no navio tem hora marcada e se não for na hora, perdeu. Daí em diante nos outros 3 dias que ainda passamos a bordo a rotina de passar no Pub para tomar uma cerveja antes do jantar era obrigatória, fechando o dia com chave de ouro. Passávamos o dia com os drinks e a noite com as cervejas e a primeira do ano e que nos despertou esta rotina foi a Newcastle Brown Ale. Depois tomamos muitas outras, mas aí falaremos em outros post, pois foram várias e várias.

Falemos então da protagonista do post. Ale é o termo usado para cervejas de alta fermentação, quando a levedura usada no processo de fermentação precisa ser ligeiramente aquecida entre 15 e 24ºC. A grande maioria das Ales contém ervas ou especiarias, o que produz notas levemente amargas, equilibrando a doçura do malte. No caso da Newcastle Brown Ale, sua coloração âmbar, consistência cremosa e de media duração são acompanhados de notas de tostado, caramelo, toffee, chocolate e um toque terroso sem contar que o lúpulo passa desapercebidamente por aqui. No meu ponto de vista possui um equilíbrio perfeito entre amargor e doçura que eu particularmente achei bastante interessante e despertou um certo “amor a primeira vista, ou melhor primeiro gole”.

Não foi o caso, mas se for para acompanhar uma refeição ou comidinha rápida, como harmonização podemos sugerir pato, codorna, peru, faisão, chester, frango assado, frango a passarinho, linguiça de frango, lombo de porco e defumado, carneiro, bife de carne bovina, rosbife, hambúrguer, rabada, rocambole de carne,  amêndoas, parmesão, roquefort, gorgonzola e por aí vai.

Você pode encontra-la em alguns mercados e importadoras por uma média de R$ 30,00 a garrafa de 500 ml. Aqui em Jundiaí eu a encontrei no Franz (beco Fino) e na Sua Breja na rua Barão de Tefé.

Agora um pouco de História:
Newcastle Brown Ale é a cerveja premium de garrafa mais vendida no Reino Unido e é fabricada exclusivamente em Newcastle na cervejaria Tyne. Embora historicamente era disponível somente em garrafa, desde Maio de 2000, ela é preparada também para chope em Newcastle-Upon–Tyne (sobre o Rio Tyne em NEWCASTLE). Após três anos desenvolvendo uma receita especial, foi finalmente fabricada e envasada pela primeira vez em 1927 (dai o termo senhora) pelo coronel Jim Porter.  Newcastle Brown Ale alcançou sucesso imediato com os juízes do campeonato internacional de fermentação de 1928, quando ganhou o campeonato de cerveja. Desde então a marca não parou de crescer dentro do Reino Unido. Recentemente Newcastle Brown Ale recebeu um indicador de proteção geográfica, símbolo da União Europeia. Isto significa que só a Newcastle Brown Ale fermentada em Newcastle–Upon–Tyne pode ser chamada de Newcastle Brown Ale. Acredita-se que o primeiro lugar a fabricar cerveja foi Newcastle na Inglaterra. Verdade ou não, é sabido que a primeira cervejaria de Newcastle, John Barra & Company Gateshead, foi estabelecida em 1770. Em 1890, depois que a Gateshead foi comprada pela North Eastern Railway Company (companhia Ferroviária), John Barra & Company comprou a cervejaria Tyne e a vinculou com outras cervejarias menores em Gateshead, North Shild e Suderlands para desta maneira, formar as Cervejarias Newcastle Ltd. Originalmente a garrafa de Newcastle Brown ostentava um rótulo oval. Um outro arco foi anexado ao topo do rotulo para exibir detalhes triunfantes, a estrela Azul, também foi incluída, e assim nascia o famoso rótulo hoje mundialmente conhecido. Em 1960 a Newcastle se juntou a cervejarias escocesas para formar as cervejarias Scottish & Newcastle, consequentemente, expandindo e exportando o mercado da Newcastle Brown Ale. Em 1979, a Scottish & Newcastle adquiriram a fábrica Royal Brewery em Manchester que dentre seus produtos estão: McEwan's Larger, Kestrel lager, Harp e Kronenbourg. Em 1986 anexaram a cervejaria Home, em Nottingham, e em 1987 a Matthew Brown PLC. Em 1995 a Scottish & New Castle compraram a Courage e fundaram a Scottish Courage. Em março de 2000 a Scottish e Newcastle anunciou uma super parceria com o grupo francês Danone, relacionado com os seus interesses no mercado de cerveja, as cervejarias Kronenbourg nas França e Alken Mães na Bélgica. A parceria criou um grandioso grupo europeu de cerveja, o S&N.



Especificações do Produto:
    Cervejaria
 Dunston
    Grupo Heineken
    País de Origem
 Inglaterra
    Estilo
 English Brown Ale
    Estilo da Cerveja 
Northern English Brown Ale
    Cor
 Âmbar
    Graduação Alcoólica
 4,7%
    Apresentação
 Garrafa 500ml
    Temperatura ideal para consumo
de 5 a 8ºC

    Copo ideal
 English Pint, Nonic, Tumbler, Shaker, Willybecher, Mug

Até a próxima, tenham todos uma excelente semana!!!

Nenhum comentário: