sábado, 6 de fevereiro de 2016

Abençoada Dubbel

Olá meus caros hoje falaremos sobre outra belezinha belga a chimay red , a cerveja mais consumida produzida pela Abadia de Scourmont, quiçá a mais consumida da Europa entre as trapistas . Trata-se de uma Dubbel este estilo (também chamado de double) na verdade é uma convenção de nomes utilizado em cervejas trapistas belgas. A origem do termo se da na cervejaria trapista de Westmalle em 1856. O primeiro registro de venda pela abadia foi em 1861. Após a Segunda Grande Guerra o termo se tornou popular e passou a ser utilizado por diversas cervejaria na Bélgica.

Castelo de Chimay
Dubbels são atualmente consideradas cervejas fortes 6%-8% no estilo brown ale, com um certo amargor, corpo bem presente, frutadas e com aromas de cereais. 
Chimay é uma cidade e um município da Bélgica localizado no Distrito de Thuin, província de Hainaut, região da Valônia. A cidade, apesar de pequena, ficou muito conhecida devido aos deliciosos queijos e cervejas de Chimay fabricados desde 1862 por monges trapistas na Abadia de Scourmount.Chimay Red.


Experiência Degustativa

A Chimay produz uma das mais conceituadas cervejas trapistas. Da sua linha, a Red Cap é uma cerveja moderada e equilibrada entre as Dubbels.A abadia produz 7 tipos de queijos todos harmonizáveis com as bebidas ali produzidas. Os produtos trapistas seguem rígida norma de fabricação e venda, recebendo assim um selo de origem impresso no contra rótulo.

Possui coloração marrom com reflexos avermelhados, excelente formação de espuma e ótima retenção no copo, formando uma linda renda belga É uma cerveja turva que apresenta depósitos de leveduras na garrafa que não devem ser servidos com o líquido. Os aromas maltados se mesclam com leves notas esterificadas (frutadas), formando um complexo coquetel de aromas que lembram o doce em calda e a marmelada. Seguem sutil nota licorosa e fruta negra em calda como a ameixa. No início, o dulçor bem equilibrado com o amargor. O final é longo, adocicado com breves interrupções de amargor. No retrogosto, malte caramelo e fruta negra.


Especificações do Produto:

Cervejaria:Chimay
País de Origem:Bélgica
Grupo da Cerveja:Belgian Strong Ale
Estilo da Cerveja:Belgian Dubbel
Cor:Marrom
Graduação Alcoólica:7,0%
Temperatura ideal para consumo:de 6 a 8ºC
Copo ideal:Trappist, Tulipa


Harmonização:É uma cerveja com boa expressão de malte e álcool, assim sendo vou sugerir pratos que tenham médio-alto teor de gordura, então sugiro um porco assado, torresmo a pururuca.Assim a gente consegue harmoniza a complexidade de uma cerveja belga , com uma comida brasileira extremamente simples, mas com um sabor excelente.


Descrição do Estilo


Já foi mencionado no blog sobre a cerveja trapista , contudo nunca é demais relembrarmos sobre a origem do estilo . Essas belezinhas começaram sua produção para ser consumida nas festas religiosas, esse estilo foi criado pelo Mosteiro Trapista de Westmalle, na Idade Média, para diferenciá-la da tradicional Ale do dia-a-dia dos monges, que era bem mais fraca em termos alcoólicos.

Bom espero que tenham gostado da postagem ,não podia ter deixado de falar dessa maravilhosa cerveja , irmãzinha da bléu que postei na semana passada. Na próxima semana vou sair da Bélgica e vir para o Brasil , mas precisamente para a Cidade de Votorantim. Até a próxima semana.

Nenhum comentário: