domingo, 28 de fevereiro de 2016

Por que Pale Ale?

No último encontro da confraria da cerveja, realizado na Barbearia do Conde do Condado de Jundiahy, surgiu a seguinte dúvida sobre um estilo de cerveja: Por que Pale Ale?

Como não houve uma resposta convincente à dúvida formulada, cá estou a me aventurar para dirimir esta dúvida.

Pelo pouco que pesquisei, posso dizer que o termo Pale Ale significa uma Ale Palha, ou clara. Foi criado na Inglaterra para descrever as cervejas mais claras da época, que tinham cor de cobre. As cervejas do tipo Ale, representam a melhor tradição europeia, especialmente as belgas e inglesas.

Se você gosta de uma boa cerveja, provavelmente já tomou algumas “Pale Ale”. Mas já se perguntou: Por que Pale Ale?

Se você nunca experimentou uma, experimente! 

Foi na Inglaterra, no século 16, que se originou este estilo de cerveja, palavra pálido foi usado em uma tentativa de diferenciá-lo de marrom escuro ou preto de outros Ales. Uma cerveja genuinamente pálida tem uma cor bronze e muitas vezes um vermelho cor âmbar que são obtidos quando utilizado o malte nomeado Ale, precisamente pálido. 

Além de ter a cor descrita acima, contêm cerca de 6,2% APV (álcool por volume), seu sabor de lúpulo é médio a intenso com toques aroma de noz e se encaixa perfeitamente.

Cerveja Ale pálida rapidamente se tornou popular na Inglaterra e em grande parte graças ao excelente trabalho feito pelos cervejeiros do coração da ilha de Grã-Bretanha. Neste lugar uma antiga abadia, que teve os recursos abundantes da área para a produção de cerveja, pelo menos desde o século 13. 

A relação entre o estilo Pale Ale com a Índia Pale Ale é curiosa: notar que a cerveja foi enviado a partir de portos britânicos para as diferentes colonias foram estragadas devido à extremamente longas viagens, uma cervejaria de Londres chamada George Hodgson concebeu adicionar mais percentagem de álcool e lúpulo que, graças às suas propriedades anti-sépticas, mantidos em boas condições de barris por muito mais tempo. Isto levou a chamadas IPAs, um estilo muito popular nos nossos dias (dados mais antigos IPA).

Não é a mesma coisa que uma Pale Ale Bitter? Bem ... ."Almost", mas existem algumas diferenças. A primeira coisa que devo mencionar é que na Inglaterra é mais comum usar amargo, Pale Ales, embora o nome é mais velho. O Pale Ale são geralmente engarrafada, enquanto na Inglaterra o estilo bitters é servido em Pubs, diretamente em Barril. Os pale ales são mais pesados, com um sabor de noz e malte.

O Pale Ales americanos desenvolveram um estilo para si mesmo. Embora seja feita a partir de meados do século 19, a sua difusão foi um dos mais afetados durante a era de proibição, na medida em que, em 1960, só existia em uma empresa no país que fabricou, quero dizer o Ballantine, produzido por Pabst Brewing Geral. Quando o movimento ofício começa a tomar força nos Estados Unidos, por volta de 1986, este estilo empreendeu um retorno significativo e agora é fácil de encontrar em muitas das marcas que surgiram. O Pale Ale americana, ao contrário do Inglês, tende a enfatizar o sabor de lúpulo, chegando em alguns casos muito próximo e "perigosamente" com estilo IPA.

Experimente e forme a sua própria opinião! Comente o que acha sobre as cervejas Pale Ale!

Saúde!!!

Nenhum comentário: