segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Santa Terra


Eu bebo cerveja pra sentir o sabor. Não bebo por beber... Não bebo para ficar bêbado e nem para matar a sede. Bebo cerveja para apreciar, por isso bebo constantemente, mas pouco. Dito isso, lembro que para saborear uma garrafa, não basta abri-la e "botar pra dentro". Tem que criar um clima para tanto. O copo é importante, a maneira correta de servir, o acompanhamento e também o lugar. E ultimamente eu estou muito focado em encontrar locais interessantes, seja pelo quanto é luxuoso ou pitoresco. Foi assim que encontrei o Empório Santa Terra, no bairro Eloy Chaves, em Jundiaí. 

Era segunda-feira de Carnaval, por volta das 15 horas, quando liguei para o Paulo Moretti e o convidei para tomar uma cerveja. Combinamos que eu sairia e encontraria um bom lugar e quando estivesse lá, o avisaria para me encontrar. Saí de casa pelo caminho que faço todos os dias e ao passar em frente, decidi parar. Aliás já fazia bastante tempo que eu pensava em parar ali, pois me parecia o ambiente perfeito para a cerveja entre os amigos: lugar pequeno, não muito movimentado e aparentemente aconchegante. Algumas mesas bistrô e algumas caixas de cerveja gourmet em exposição.

Eu e o brother Paulo, no Santa Terra
Entrei e uma moça loirinha já me recebeu com um sorriso e uma brincadeira. Em seguida um senhor grisalho, com sotaque hispânico também falou comigo e de forma altamente agradável me serviu uma cerveja. Neste momento notei que o som ambiente tocava rock'n roll e que corria uma brisa pela mesa que escolhi. O argentino passou a ser o meu companheiro de mesa enquanto o Moretti não chegava. Falamos sobre a cultura da população brasileira e argentina, do que vimos nos dois países e em outros que visitamos e também a respeito de política internacional e colonialista. O meu colega chegou e o nosso anfitrião gentilmente saiu de cena, imaginando que poderia estar incomodando.

A grande variedade de rótulos nos gerava curiosidade. Tinha marcas diversas e de todos os tipos... Eu bebi uma weihenstephaner e depois migrei para as Damas. O Moretti me acompanhou nas sugestões. Dali há pouco volta o argentino Isaac e ferra no papo com o Paulo, o que rendeu altas doses de críticas ao governo do PT e dos Kirchners. Isso tudo ao som de Supertramp, Led Zepelin, Deep Purple e Def Leppard. Então me digam: onde beber uma cerveja conta na qualidade da diversão? Sim ou não? Certamente voltarei lá!




Empório Santa Terra:
Av Benedicto Castilho de Andrade, 1200. 
Eloy Chaves, Jundiaí-SP.

Nenhum comentário: