Ao conhecer a belíssima cidade alemã Dresden, tive a oportunidade de saborear as deliciosas cervejas VEB Vollbier Pils e Vollbier Doppel-Caramel, fabricada por Ernst & Flack Hermann Schwier GmbH em Hartmannsdorf, de acordo com uma antiga receita, mas com tecnologia moderna. Trata-se de uma cerveja regional e honesta.
“Vollbier” é um termo alemão que define cervejas com OG entre 11°P e 15,9°P (1,044 – 1,065). OG: Original Gravity, ou gravidade original. É a medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis do mosto cervejeiro antes da fermentação.
Essas legítimas “Vollbier”, são leves, altamente atenuadas, com lúpulo acentuado, límpidas e ideais para apreciar no verão.
Dresden fica a cerca de 70 km de Hartmannsdorf, está localizada às margens do Rio Elba e próximo da fronteira com a República Tcheca. Conhecida como a capital do Estado Livre da Saxônia, é o lar de cerca de 600.000 pessoas. É uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, seu centro histórico foi arruinado pelas Forças Aliadas, mas graças à força do povo, a cidade foi perfeitamente restaurada e atualmente é uma das principais atrações turísticas da Alemanha.
Guardiã de suas inúmeras histórias abriga também o DDR Museum que é um museu que mostra o estilo de vida comunista na Alemanha Oriental. “DDR” origina-se de Deutsche Demokratische Republik (ou simplesmente DDR, como é mais comumente chamada), que era o nome oficial da Alemanha Oriental em alemão ou em português RDA – República Democrática da Alemanha.
Fui atraído por aquelas garrafas pequenas e bulbosas com rótulos da década de 50, o da Malzbier listrado em azul e branco, já o da Pilsen listrado em verde e amarelo.
A Malzibier (Doppel-Caramel) tem teor alcoólico de uma média de 1,2 vol., sua cor escura é devido às matérias-primas e apesar do doce, é leve e seu gosto de caramelo é refrescante, diferente de outras cervejas deste tipo. Essa eu tomei até no café da manhã, muito melhor que leite com chocolate!
Já a Pilsen (Vollbier Pilsner - 0,33 l / 5,0 % vol.) é extremamente leve e particularmente saborosa, que segundo o produtor é devido ao método clássico de produção, basicamente contido nos processos de fermentação e de condições de armazenamento.
Quanto ao Museu, conseguimos conhecer o de Berlim. É bem interessante no sentido de ver como foi a vida dos que viveram na DDR até o seu fim.
Essas são as minhas dicas de hoje. Conheçam as cervejas das pequenas garrafas que fizeram sucesso na época da DDR e que retornaram para matar a nossa sede - prost!
Nenhum comentário:
Postar um comentário