Blondine Nelson Sauvin
O lúpulo neozelandês Nelson Sauvin é um lúpulo de uso misto, dando o amargor quanto para aromatizar uma cerveja. O que garante esse amargor ao Nelson Sauvin são os alfa ácidos que estão na casa dos 12 e 13%, ou seja, esse não é qualquer hop, é um produto bem potente. No entanto sua versatilidade o faz presente tanto nas ales quanto nas lagares que são um pouco mais amargas. Uma ressalva é feita aos que se aventuram na produção caseira, como ele possui um aroma frutado isso pode assustar um pouco os paneleiros iniciantes caso errem a mão na hora do uso.
Na Nova Zelândia, esse hop é produzido em pequena escala e custou a chegar ao Brasil. Segundo alguns Beer Sommeliers, Nelson Sauvin tem características bem particulares de uvas Sauvignon Blanc – groselhas frescas esmagadas, como é normalmente definido. Eu juro que irei buscar todas essas notas gustativas .
A Blondine é uma cervejaria estabelecida na Cidade de Itupeva e um adjetivo que cabe bastante para essa Cervejaria é inovação, digo isso com conhecimento de causa quando experimentei a Blondine Pina Colada, e sugiro aos confrades e visitantes do blog que provem. Mas vamos voltar à Nelson Sauvin. Fernando Baggio, cervejeiro da Blondine, criou uma Red IPA, receita com poucas representantes no mercado brasileiro, segundo ele me disse, conseguiram uma quantidade limitada e resolveram fazer um lote único, receita com lupulagem de American IPA porém com uma base de malte semelhante a uma American Amber Ale, que assim como o lúpulo também é um estilo mais difícil de encontrar. A cerveja está bem equilibrada e todo o conjunto proporciona uma experiência bem única. O resultado é uma bebida de coloração escura, IBU alto, 61, e teor alcoólico de 6,5%. No que diz respeito ao sabor, a Nelson Sauvin traz o frescor com amargor do vinho branco frutado, uma singularidade que causa surpresa ao ser degustada.
Como é uma cerveja de lote único deixo aqui aos confrades minha sugestão de convidarmos a Blondine para o nosso próximo encontro convite também que estendo ao Ir. Harry Gutmann e Eger Mastandrea para dividir conosco experiências. Finalizo aqui deixando as características dessa belezinha.
Blondine Nelson Sauvin
Estilo: Red IPA
Teor alcoólico: 6,5%
IBU: 61 (unidades de amargor)
EBC: 32 (cor)
Temperatura: 5ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário