Quem já não ouviu esta frase do mundo futebolístico "RIPA NA CHULIPA E PIMBA NA GORDUCHINHA". Esse jargão foi criado pelo narrador esportivo Osmar Santos e agora utilizado pela Saint Bier, só que sem o PIMBA NA GORDUCHINHA, este foi por minha conta.
A RIPA, sigla para Rapadura India Pale Ale, é uma cerveja de alta fermentação inspirada nas IPA americanas.
Em sua composição, além do malte de cevada, são adicionados rapadura e melado, bem como uma generosa quantidade de lúpulos norte-americanos e alemães. Dry-hopping com lúpulo Mandarina Bavaria e Mosaic.
Uma cerveja da família das Ale, sua cor esta classificada em 22 ebc (tabela ao lado) e amargor de 50 IBU (médio).
Em minha opinião uma IPA "honesta", a rapadura aparece bem no finalzinho do retrogosto. Fácil drincabilidade, mas não ficou entre minha preferidas.
Por hoje é só, e não se esqueça,
A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais. Presume-se que é a mais antiga bebida alcoólica existente e certamente é a mais consumida em todo o mundo. Embora haja uma infinidade de tipos e estilos, no Brasil a indústria praticamente se resume a uma receita única, com pouquíssima variação de sabor. Então, o objetivo do .`.BODE CERVEJEIRO.`. é apresentar ao leitor algumas alternativas para que ele possa valorizar e agradar um pouquinho mais o seu paladar...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário