Na última quinta-feira, dia vinte e um de janeiro, fui ao bar Jobim, que fica no Boulevard Beco Fino (Avenida Nove de Julho, 1650 – Jundiaí – SP), garimpar cervejas. Ao ler o cardápio, uma cerveja me chamou a atenção pelo seu nome “Old Rasputin”, uma referência à história da dinastia Romanov - Rússia.
Rasputin foi uma das figuras mais enigmáticas que ficou atrelada à história do último imperador da dinastia Romanov. Exercendo uma forte influência sobre o czar Nicolau II e, principalmente sobre sua esposa, a czarina Alexandra Feodorovna, o místico mujique é apontado por alguns historiadores, por exemplo, Alain Frerejean, como o homem mais poderoso da Rússia nos últimos anos da dinastia.
Então, logo pensei: “Essa cerveja de deve ser forte!” Afinal, Rasputin, também conhecido como o monge devasso, foi fortíssimo ao sobreviver a uma dose de veneno capaz de matar um touro. Levou tiros. Foi atirado enfim no rio Neva, congelado. Posteriormente se descobriu pelas unhas que ele tentara escapar do gelo que o prendia às profundezas.
Assim, resolvi experimentar a cerveja que é do tipo Russian Imperial Stout, uma Stout "anabolizada", com mais malte e maior teor alcoólico, tipo criado em meados do século 18, sob encomenda da Rainha Catarina II da Russia, tinha que suportar a congelante viagem pelo mar Baltico. Tinha que ser forte tal qual Rasputin, imagino que foi a partir dessa história que a cervejaria americana homenageou o monge devasso.
A rainha Catarina II comprava barris de cerveja escura feitos pela Thrale's Brewing em Londres. O estilo feito sob sua encomenda, naquela época, veio a ser conhecido atualmente com Russian Imperial Stout.
A Old Rasputin ja virou uma cerveja cult, tanto pela sua qualidade quanto pelo seu rotulo, que traz a imagem do famoso Rasputin.
A cerveja artesanal californiana Old Rasputin é uma autêntica representante do estilo Russian Imperial Stout, feita segundo a antiga tradição dos cervejeiros Ingleses que abasteciam a corte russa da imperatriz Catarina, a Grande. Seu líquido é opaco, escuro e denso, forma grande quantidade de espuma marrom e cremosa que persiste bem até o final.
O aroma de malte é marcante, lembra também algumas notas de café e um pouco de álcool. No sabor, destaca-se o amargor que é muito forte, não agrada qualquer paladar. Tem muito malte torrado, com notas de café e uma leve lembrança de chocolate amargo no final. Dá pra sentir o álcool.
É uma cerveja marcante, poderosa e bem equilibrada. De alta carbonatação, esquenta todo o corpo apos o gole, é ideal para climas frios.
Foi uma grande experiência ter degustado a Old Rasputin, mas é impossível exagerar, pois ela é muito pesada e enjoativa. Recomendo degustar de uma a duas garrafas.
ESPECIFICAÇÕES:
Cervejaria: North Coast Brewing Company
País de Origem: Estados Unidos
Família: Ale
Tipo: Russian Imperial Stout
Coloração: Preto Opaco
Embalagem: Garrafa de vidro
Volume: 355 ml
Graduação Alcoólica: 9,00%
Temperatura ideal para consumo: De 13 até 15°C
Ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura.
Copo ideal: English Pint / Tulipa
Harmonização: Roquefort, Lombo de Porco e Defumado, Churrasco, Petit Gateau e Torta de Chocolate, Doces, Crème Brûlée, Frutas Cítricas e Vermelhas.
Outras Informações: a North Coast Old Rasputin recebeu a "Gold Medal Stockholm Beer & Whisky Festival" em 2012. A North Coast Brewing Company , aberta em 1988 como uma cervejaria local, na histórica cidade de Fort Bragg, localizado na costa de Mendocino, na Califórnia, é pioneira no movimento Craft Beer. Sob a liderança de Mark Brewmaster Ruedrich, a cervejaria tem desenvolvido uma forte reputação de qualidade, tendo conquistado mais de 70 prêmios em competições nacionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário