sábado, 19 de dezembro de 2015

CERVEJAS TRAPISTAS

Isto mesmo cervejas trapistas... então vamos lá.

A cerveja trapista é um tipo de cerveja produzida sob a supervisão de monges da Ordem Trapista. Dos 171 mosteiros trapistas existentes no mundo apenas onze são autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, garantindo a origem monástica de sua produção. Esses onze monastérios estão assim distribuídos, seis na Bélgica, dois na Holanda, um na Áustria, um nos Estados Unidos, um na Itália.

Em 1997, oito mosteiros trapistas - seis na Bélgica, um na Holanda e um na Alemanha - fundaram a International Trappist Association, para evitar que empresas comerciais não-trapistas abusassem do nome Trappist (trapista). Esta associação privada criou um logotipo que é atribuído aos produtos (queijo, cerveja, vinho, etc.) que respeitem critérios de produção precisos. Para as cervejas, os critérios são os seguintes:

· A cerveja deve ser fabricada dentro dos muros de um mosteiro trapista, pelos próprios monges ou sob sua supervisão.
· A cervejaria tem de ser de importância secundária dentro do mosteiro e deve seguir práticas de negócios adequada para o modo de vida monástico.
· A cervejaria não se destina a ser um empreendimento lucrativo. A renda deve cobrir o custo de vida dos monges e a manutenção dos edifícios e terrenos do mosteiro. O que quer que sobre deve ser doado a instituições de caridade para o trabalho social e para o auxílio de pessoas necessitadas.
· Cervejarias trapistas são constantemente monitoradas para garantir a qualidade irrepreensível das suas cervejas.

O Monastério
A Trapista mais recente, ou melhor a 11º é a Italiana TRE FONTANE, reconhecida desde maio de 2015. Localizado em Roma, funciona desde os tempor Romanos, mas exatamente desde o Século .

A TRE FONTANE TRIPEL é uma cerveja de 8,5% de álcool feita com eucaliptos plantados pelos monges para combater um surto de malária em 1870 e cultivados na Abadia desde então.

"A carbonatação elevada dá a sensação na boca agradável e seca. O sabor levemente doce vem do sabor suave de ervas de eucalipto, que purifica e refresca o paladar. Enquanto a cerveja dá a impressão de ser leve, ele tem o corpo abundante. O alto teor de álcool acrescenta uma sensação de calor, e refinamento para o suave destaque do eucalipto ".

Esta é a terceira abadia com uma cervejaria a ser aceita na Associação Trapista Internacional nos últimos anos.

Cervejaria – não encontrada a venda fora dos monastério
Estilo – Belgian Tripel
Álcool – 8,5%
Ativa – Sim
Sazonal – Não é sazonal
Temperatura ideal de consumo– 8-12 C
Copo Ideal – Calice Trapista
Espero ter contribuído com um pouco mais de conhecimento, pois o mundo cervejeiro é fascinante, até o próximo post.

Nenhum comentário: