domingo, 20 de março de 2016

A deliciosa ruiva da República Tcheca

Para apreciar uma ruiva é preciso preparar o seu paladar. Não que as ruivas não nos agradam facilmente. 

Na verdade, é comum que sejam amadas por muitos.

É que, uma vez acesa a chama, nunca será pequena; será sempre fogo denso, impiedoso, inquisidor. Seu sabor é marcante, inesquecível!

Judas tinha cabelos vermelhos, diz-se; como Esaú também os tinha, e antes dele, Caim. Waterhouse pintou Lamia, lenda de sedução, com cabelos vermelhos; as madeixas com que a Vênus de Boticcelli cobre languidamente o sexo não são de outra cor que não a do fogo. Cor que é certamente um sinal de perigo. Sinal claro de divindade.

Não se deixem enganar, não estou fugindo do propósito do blog, estou falando de cerveja, é claro!

Refiro-me a ruiva tcheca “Bernard Amber Lager”, uma deliciosa cerveja artesanal do tipo Vienna Lager, de cor acobreada, que apresenta fino aroma de caramelo, corpo robusto e um saboroso amargor suave, que convida para o próximo gole.

A ruiva de tom âmbar possui aromas de amêndoas tostadas, caramelo e torta de banana. Corpo médio, textura cremosa e final seco e delicado. 

A presença elegante do malte é contrabalançada pelo amargor do lúpulo, que enxuga o paladar e confere um final harmônico e balanceado. Sua cor avermelhada é clara e brilhante, de carbonatação moderada mas espuma persistente.

Desde o seu lançamento, em 1995 é considerada por muitos tchecos a melhor cerveja especial da República Tcheca.

História da BERNARD:

No dia 26 de Outubro de 1991, Stainslav Bernard, Josef Vávra e Rudolf Smejkal arremataram em um leilão uma cervejaria falida na cidade de Humpolec (República Checa). Não demorou muito para que a cervejaria familiar e sua cerveja, a Bernard, se tornassem conhecidas em toda a República Checa.

As cervejas Bernard são feitas com técnicas artesanais, não pasteurizadas e produzidas com os melhores ingredientes.

Em 2001 a Bernard se tornou parte do grupo belga Duvel - Moortgat.

As cervejas Berrnard estão presentes em 26 países.

Especificação:

País de Origem: República Tcheca

Grupo da Cerveja: European Amber Lager

Estilo da Cerveja: Vienna Lager

Cor: Âmbar

Graduação Alcoólica: 4,7%

Temperatura ideal para consumo: de 0 a 4ºC

Copo ideal: Pokal, Flute, Tulip, Willybecher

Harmonização: Nachos, castanha de caju, amendoim, batata frita, hamburguer, churrasco, queijo frescal, cheddar, salada de folhas, ceasar salad, salpicão, frango assado e frito, linguiça de porco e/ou frango, pizza, lombo de porco, feijoada.

Nenhum comentário: