terça-feira, 22 de março de 2016

Dama Y´iara Imperial Pielsener, no Weltbräu

Junior, sugerindo a Yara
Essa foi uma sugestão do Junior, o proprietário da Weltbräu, em Jundiaí. Eu estava vasculhando o seu enorme cardápio e ele me disse: "experimenta a Dama Y´iara e me diz sua opinião". Imediatamente me veio uma aquela sensação de pressão, afinal, dizer o que achei poderia ser temeroso em um ambiente tão especializado, principalmente perante a um intelectual do assunto... mas topei... quase repeti o Evandro Mesquita em "Você não soube me amar"... desce dois, desce mais...

Dama Y´iara, lindo rótulo
Enfim, depois de provar e gostar, embora uma novidade para mim, descobri não ser a primeira vez que a Dama traz essa receita em parceria com a Cervejaria Nacional de São Paulo. A Dama Y'Iara é uma Imperial Pilsner muito interessante com teor alcoolico um pouco maior (7,2%) e, segundo suas especificações, 55 Ibu's. Um estilo com mais aroma de lúpulo, dourado intenso e embalagem muito bonita e intrigante, com a sereia no rótulo.

A estória da Sereia Yara (sem o ´i) faz parte do folclore brasileiro. Creio que seja por isso que a Cervejaria Nacional traz rótulos como a Domina Weiss, Mula Ipa, Curupira Ale e Saci Stout... todos trazidos dos contos antigos. Também conhecida como a “mãe das águas”, Yara, uma personagem que, segundo a origem indígena, é uma linda sereia, morena e encantadora. Moraria nos rios do norte do Brasil, passando grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas e brincando com os peixes a quem ela também encanta.  Dona de um pente de ouro, ela teria o poder de dominar os homens, sobretudo os pescadores que, em busca de sua beleza e envolvidos pelo seu belo e irresistível canto, a seguem até o fundo dos rios, de onde nunca mais submergem.

Ai de mim se não estivesse com ela...
Ao estudar a origem da personagem, descobri mais algumas semelhanças com a nossa cerveja:

- O nome Yara, na lingua indigena local, significa "Aquela que mora na água". Tudo a ver com uma das principais materias primas da bebida.

- De acordo com algumas versões da lenda, quando está fora das águas, Iara se transforma numa linda mulher, perdendo seus poderes. Exatamente como a cerveja quando está fora do meu corpo, que não consegue me embebedar e se transforma apenas numa " tentação".

WeltBräu, em Jundiaí
- A "rainha das águas" possui o poder de enfeitiçar os homens que olham diretamente em seus olhos. Igualzinho a cerveja quando está na prateleira e a gente pensa: "porque levar? Porque não levar?"

- A única forma de quebrar o encanto da Sereia sob os poucos que conseguem voltar do fundo dos rios é através de sono e uma reza do Pajé local. Isso representa as nossas promessas depois de uma ressaca: "nunca mais vou beber, nunca mais vou beber"...

Brincadeiras a parte... Desde que você beba pouco e bem, a ressaca lhe será mais desconhecida do que a mitologia brasileira, então não se preocupe... Dama Y´iara Imperial Pielsner, preferencialmente na Weltbräu em companhia do Juninho... e de sua sereia preferida. Eu estava lá com a minha... rsrsrs...


Nenhum comentário: