sábado, 26 de março de 2016

Ziege Bier

Hoje vamos falar sobre esta famosa cerveja a Ziege Bier. Não conhecem? 
Não mesmo, pois este é o nome da minha cerveja, podemos chama-la de meu Bebê pois foi minha primeira "brassagem". 

Mas vamos falar sério, no post de hoje quero compartilhar com vocês a satisfação de fazer uma cerveja em casa, e digo, sim é possível fazer cerveja em casa, basta gostar um pouco de cozinha e de cerveja é claro.

A ideia da produção já me perseguia a muito tempo, mas só agora tomei coragem. Tomada a decisão precisava me preparar, pois não basta apenas pegar as penelas e sair fervendo tudo. 


Fiz um curso em Campinas (que não gostei muito) e também um curso no SENAC Básico em Cervejas esse foi bem bacana, onde nos foi passado uma introdução geral sobre o mundo cervejeiro, desde o surgimento da primeira cerveja, até a harmonização da bebida com pratos. Nosso mestre foi o Celzo Franz, proprietário do Franz Alimentos, alias um lugar bem bacana onde você pode encontrar cervejas de varias partes do mundo.

Feito isso era hora dos esquipamentos, parte deles eu mesmo fiz as adaptações necessárias, outros comprei pela internet em casas especializadas. Uma delas fica em Campinas, que possui loja física, inclusive você encontra maltes e lúpulos excelentes, a Lamas Brew Shop.

Tudo pronto, era hora de queimar as panelas, optei por uma AMERICAN PALE ALE, pois é uma cerveja que me agrada muito. 

Achei que o processo todo seria "tenso", mas até que não foi, algumas dúvidas apareceram, nada muito sério, mas no mundo cervejeiro todo mundo se ajuda. Acabei conhecendo o Jony Maximo um cervejeiro de mão cheia, que me ajudou com as dúvidas. 

Cerveja produzida, fermentação "ok", maturação "ok", carbonatação "ok", faltava o nome, apesar de ser um hobby queria que minha cerveja criasse uma expectativa nos amigos e familiares, foi quando surgiu a idéia do nome Ziege Bier (Cerveja da Cabra). Para aguçar ainda mais os Cervejeiros de Plantão, criei até uma pagina do Facebook ziege bier (aproveite e da uma curtir lá). 

Chegou a hora de abrir a primeira. Que frio na barriga, vinha na minha cabeça de tudo. Será que ficou boa, tem gás, ficou "choca"? Que nada, ficou maravilhosa. 


Bem essa é a historia da Ziege Bier, por hora apenas um hobby, quem sabe um dia vocês poderão encontrá-la nas prateleiras das melhores casas especializadas em cerveja.

E não se esqueçam!!!!!


Nenhum comentário: