Winterlude é o nome dela, uma italianinha com rótulo alegre, garrafa estilosa mas com um líquido forte, encorpado e bem alcoólico em seu interior e que fez por merecer 90 pontos no RateBeer. Estou falando da cerveja estilo Tripel feita pela cervejaria Birrifico del Ducato (Itália) de aparência dourada escura, com excelente formação e duração de espuma, aroma com destaque para notas de frutas em calda, como abacaxi e damasco, e malte. Uma combinação equilibrada de levedura, banana e caramelo com final herbal de lúpulo, que remete também a frutas em calda, como abacaxi. Possui alta carbonatação, com corpo alto e sensação de álcool acentuada.
Seu nome é também o nome de uma música de Bob Dylan, que uniu as palavras winter (inverno) e interlude (intervalo) para criar um neologismo sobre a estação mais fria do ano, que, segundo o cantor americano, é uma pausa para o renascimento na natureza. Para Giovanni Campari (seu criador), a expressão traduziu a morte de um amigo querido e a esperança de reencontrá-lo um dia.
Podemos dizer que é uma cerveja que segue a tradição belga e tem equilíbrio entre amargor e dulçor. É bem harmônica, elegante e com mais corpo. Na boca remete a frutas em calda, com toques de especiarias.
Esta belezura harmoniza muito bem com queijos e salame, boa pedida para um bate papo com petiscos.
Início do Birrifico
Filho de um professor de cinema e de uma professora de literatura, Giovanni Campari soube transformar arte em ciência em suas panelas de cerveja. Inspirado pela música, o criador da Birrificio del Ducato começou seus experimentos ainda na faculdade, como cervejeiro caseiro, quando foi "adotado" por Agostino Arioli, dono da lendária cervejaria Birrifico Italiano (Arioli também teve um grande mestre no inicio da carreira, Gianni Pasa, pioneiro na cena de cervejas artesanais na Itália).
Primeira fábrica da Birrificio |
Foi durante o valioso estágio com Arioli, em 2006, que Campari desenvolveu sua primeira receita, a New Morning (falaremos dela outro dia). No ano seguinte, montou seu próprio negócio, produzindo 400 hectolitros por ano, com ajuda de uma máquina de envase que fazia 100 garrafas por hora.
Todos os rótulos da Birrifico del Ducato |
Em 2008, pela primeira vez, uma cerveja artesanal foi medalha de ouro em um concurso internacional graças à Verdi Imperial Stout, primeira colocada no European Beer Start, na Alemanha. Hoje a Ducato produz cerca de 7 mil hectolitros por ano, e com a aquisição de uma segunda fábrica somam-se ao total mais mil hectolitros exclusivamente de cervejas do estilo Sour.
Ficha
Técnica
Cervejaria: Birrifico de Ducato
Origem:
Itália
Família: Abbey Tripel
Estilo: Belga
Cor: Dourada Escura
Teor
Alcoólico: 8,8%
Temperatura
de serviço: 8ºC
a 12ºC
Embalagens: Garrafas de 330ml
Copo ideal: Tulipa
Nenhum comentário:
Postar um comentário