sábado, 7 de maio de 2016

Vivre pour Vivre, a "cagada" que deu certo.

Rótulo em alusão ao filme
Vivre Pour Vivre... pode ser um famoso filme dos anos 60 sobre um repórter que aproveitava suas viagens profissionais para curtir casos amorosos...

Vivre Pour Vivre... pode ser uma maravilhosa cerveja de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais...

Embora eu goste de cinema, vamos aqui falar da cerveja.

Mas antes quero contar duas coisinhas curiosas:

1 - Café Jacú Bird: Trata-se de um café plantado no Espírito Santo, mas com uma particularidade: ele é moido somente depois de passar pelo intestino do Jacú... rsrs... É isso mesmo, é um café produzido com a ajuda do cocô do pássaro... É considerado o segundo café mais caro do mundo (R$ 272,00 o Kg), atrás de um produzido da mesma forma na Indonésia, com o cocô do gambá. O animal come o café e quando faz cocô, o produtor vai lá colhê-lo pra lavar e moer...

Eu e o brother Portellinha, ontem.
2 - Papo com o Portellinha: Ontem fui jantar com meus amigos e, um deles, o Maurício Portella, foi detalhista ao me relatar uma reportagem que assistiu na TV, sobre a cerveja que por "cagada" (embora uma cagada diferente da do pássaro), virou acerto. Vamos a história:

A Cagada que deu certo!

A cervejaria mineira Falke tem em seu catálogo um rótulo muito interessante, que é a Monasterium, uma Tripel ao melhor estilo. Porém, um de seus lotes azedou... é isso aí, ela azedou, estragou. O nome técnico deste efeito é "fermentação láctica". Porém os caras não jogaram fora, mas ao contrário disso, a armazenaram por mais um tempo e adicionaram jabuticaba, uma fruta que, embora diferente, poderia ser adequada para seguir o estilo das Lambics belgas, o único estilo de cerveja azeda no mundo e uma coisa que nunca havia sido produzido antes em nosso país.

Aqui a apresentação do Café Jacú Bird
Procurei na internet e vi que custa R$ 300,00 a garrafa e leva 15 dias para entregar. Além disso, eu havia feito um compromisso comigo mesmo a ficar 30 dias sem ingerir bebida alcoólica (mas ontem o Portellinha me ajudou a furar o compromisso). Fui até o empório de um amigo aqui em Campinas e o convenci a pedir por Sedex, o que deve chegar nos próximos dias.

"Então, pela primeira vez na história deste"... Opa, esquece essa frase, vamos começar de novo: então, diferentemente do que sempre fizemos, vamos soltar a matéria sobre uma cerveja que ainda não bebemos. Mas assim que a garrafa chegar, a gente posta no face se os R$ 300,00 foram bem investidos ou não. Aí, se eu me empolgar eu compro o café! 

Nenhum comentário: