quinta-feira, 9 de junho de 2016

Lista para quem está iniciando a beber cervejas especiais!

Bom dia meus estimados amigos cervejeiros, estou há dias tentando montar uma lista das melhores cervejas para iniciar na vida de cervejeiro, realmente. E sair das convencionais e descobrir que tem um mundo lá fora de brejas extraordinárias. Muitas pessoas me perguntam que para se beber cerveja boa tem que gastar uma bela de uma grana, argumento que sempre quebro porque não gasto tanto e compro muita coisas boa, a diferença é que compro por qualidade e não por quantidade. Outra é que sempre ouço que essas cervejas são ruins, mas aí é mais para gosto pessoal ou não estão acostumados com o tal sabor, que pode ser mudado após algumas rodadas e boas cervejas.
Assim, vou tentar passar a lista de cervejas que eu indicaria para qualquer iniciante. Queria que os demais colunistas do blog e os leitores também listassem suas indicações, até para ver se bate com a minha e para acrescentar e eu poder experimentar! 
Então vamos lá! 
Ps.: Não necessariamente a ordem vai ser a minha favorita.



1 Baden Baden Golden



Cerveja que apresenta um líquido dourado claro com média transparência. O creme, de cor branca, subiu bem e tinha uma excelente consistência e de média persistência.
Pela primeira vez senti aroma de canela em uma cerveja. Também senti outro aroma doce parecendo mel e um pouco de fermento de pão. O aroma já denuncia que não teremos muito amargor nessa cerveja porque não há sinais de lúpulo. O dulçor do malte, da canela e mel, se apresentam e destacam. Mas também percebe-se o trigo, porém bem levemente inserido e por último também são perceptíveis alguns frutados, porém não consegui separar os sabores.
Cerveja de médio corpo, leve carbonatação e um retrogosto bem adocicado. Realmente é uma cerveja bem diferenciada.
Média de Preço: R$ 15,00

2 Edelweiss Weissbier


Não sei, mas acho esse nome Edelweiss bem foda! Honestamente a primeira vez que comprei ela foi pelo o nome e de cara me apaixonei e pode por na conta que é a minha favorita de trigo. Suas características são de uma Cerveja de coloração dourada turva, com uma espuma branca, cremosa e duradoura. Aroma frutado (bananas e cítricos), algumas especiarias e algumas notas de trigo bem compostas. Na boca, doçura proveniente das frutas e trigo, terminando com um agradável amargor suave. Carbonatação alta e bom retrogosto.
Preço: R$ 18,00

3 Eisenbahn Pale Ale 

Por que ela? Por ser barata e fácil de se encontrar e além do mais é um exemplar de uma cerveja de fermentação alta, as Ales. Essa, a Pale Ale – Ale Palha, na tradução literal – é um estilo muito popular lá fora, onde as Ales claras são bem difundidas. Essa cerveja é mais doce e frutada, trazendo um amargor legal. A dica que eu dou é observar o aroma dessa cerveja, que além de muito gostoso é diferente do que você está acostumado. 
Preço: R$ 5,00

4 Rofer Viena

Essa tem história hein! Lembro da primeira vez na Rofer, quase tive um pirepaque vendo aquelas chopeiras fazendo um trabalho incessante para abastecer os copos dos meus amigos e o meu. Gosto tanto dela que já fiz um Post sobre ela. Um breve resumo, no aroma destaque para notas de casca de pão tostada, biscoito e um dulçor que lembra caramelo, da para sentir o uso de malte intenso. No sabor destaca-se um leve dulçor com final extramente acido da carbonatação Ótima cerveja.
Preço: R$ 12,00

5 Carlsberg

Sim é uma breja comercial, e por que vou colocar ela na lista? Porque acho que devemos primeiramente ir no mercado e ver uma cerveja e experimenta-lá, antes de já chegar e ir em algum empório ou algo especializado em cervejas especiais. E por ser também uma cerveja de qualidade, pode não ter nada de especial, mas seu trunfo é ausência de algum defeito! Então como conclusão é uma breja que possui um aroma bem peculiar e marcante, com forte presença de lúpulo. Já no sabor, sente-se maior presença do malte, mais em um grau bastante agradável, é daquelas cervejas que não tem como tomar uma só, vale a pena! Na boca o sabor do malte se destaca através de suave dulçor que segue contrastando com discreto amargor de lúpulo. Leve e refrescante, o final maltado sugere ainda alguma fruta cítrica. 
Preço: R$ 10,00

6 Faxe Witbier

Cerveja que acho é a mais agradável para o paladar brasileiro que gosta de tomar cerveja para refrescar! Ela é bem Agradável e sem firulas para beber, a "latinha" se esgota sem dificuldade e fica até difícil crer que já foi 1 litro de cerveja. Cumpre muito bem a função de uma cerveja extremamente refrescante e agradável, sem pecar na qualidade. Outra vantagem, é certeza que sua esposa ou namorada vai te acompanhar nos goles.
Preço: R$ 10,50

Essa são as minhas dicas para quem está iniciando, peço ajuda aos demais e vamos aumentando a lista! Comentem!


Nenhum comentário: